BOLETIM EPIDIOLÓGICO VIGILÂNCIA DE VIOLÊNCIAS

Imagem notícia
Postado por Comunicação em sex., out. 27 2023 16:56:19

VIGILÂNCIA DE VIOLÊNCIAS – SÃO SEBASTIÃO DO RIO PRETO.

Indrodução

Segundo a organização mundial de saúde (OMS)  a violência é caracterizada pelo o uso internacional da força ou poder , real ou amaneça , contra si mesmo ou outra pessoa , ou contra um grupo ou contra uma cominidade , que tenha como resultado lesão , morte dano pisicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação .Ela , a violência provalvelmente , sempre fez parte da experiencia humana  . Seu impacto pode ser mundialmente verficado de várias formas..

A cada ano mais de um milhão de pessoas perdem vida, e muitas mais ofrem fermentos não fatais resultantes de auto-agressões , de agressões interpessoais ou violência coletiva .Em geral , estima –se que a violência seja uma adas principais causas de mortes em de pessoas entre 15 e 44 anos em anos em todo mundo . Em seja difícil ter estimativas precisas , o custo da violência para o mundo se traduz em bilhões de relativos ás economias dos  países , em termos de dias não trabalhos  , imposição e comprimento da lei e envestimentos perdidos.O custo humano de dor e sofrimento , naturalmente , não pode ser calculado e é, na verdade, quase invisível .

 

Metodogia:

Realizamos uma busca ativa, nas fichas de notificações de vilências interpessoal /autoprovocada do SINAN Sistema de informação de Agravos  de Notificação descrita de dados secundários obtidos dos sistemas de informação de agravos de notifcação do (SINAN) ,referente ao ano  de 2022.

Em relação (SINAN- NET ) ficha de investigação de intoxicação exógena e da ficha de notificação individual de violencia interpessoal / autoprovocada, contemplando alguns dados abaixo:

Gráfico 1- Distribuição dos casos de violência interpessoal /autoprovocada no municípios de São Sebastião do Rio Preto, notificadas na ficha do SINAN no ano de 2022.

Gráfico 1- Distribuição dos casos de violência, no município de  São Sebastião do Rio Preto, notifiacdos na ficha do SNAN no ano de 2022.           

 

 

 

 

Referências Bibliográficas

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Viva: instrutiva notificação de violência interpessoal e autoprovocada. Brasília, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/viva_instrutivo_violencia_inter pessoal_autoprovocada_2ed.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2022.

NJAINE, K. Impactos da Violência na Saúde. 4. Ed. Rio de Janeiro: Fiocruz,2020

ROSA, R. et al. Violência: conceito e vivência entre acadêmicos da área da saúde. - Comunicação, Saúde, Educação, 2010;14(32):81-90. v.14, n.32, p.81-90.

Postado em: Saúde


Vídeos

Não deixe de ler

Newsletter